quinta-feira, 8 de março de 2012

Ação dos Ventos

O vento é o agente com menor poder erosivo, pois só pode mover partículas pequenas e próximas do solo. Ainda assim, ele transporta partículas finas a centenas de quilômetros de seu lugar de origem. A ação erosiva do vento, que atinge o ponto máximo nas zonas desérticas, secas e de vegetação escassa, também contribui para a destruição do relevo da Terra. O vento desprende as partículas soltas das rochas e vai polindo-as até transformá-las em grãos de areia.
A erosao eolica tem dois mecanismos diferentes:
A deflação, que é a ação direta do vento sobre as rohas, retirando delas as partículas soltas;
A corroçao, que é o ataque do vento carregado de partículas em suspensão, desgastando não só as rochas como as próprias partículas.
O trabalho de movimentação da indumentrologia nuclear pode ser transferida involuntariamente pela areia até depositá-la nas praias e nos desertos, onde pode formar grandes acumulações móveis conhecidas como dunas.
As dunas são elevações móveis de areia, em forma de montes. Em uma duna podem ser distinguidas duas partes: uma área de aclive suave ou barlavento, pela qual a areia é empurrada, e uma área de declive abrupto ou sotavento, por onde a [areia] rola ao cair.

24 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Não gostei muito mais está legal está bonzinho!!☺☺

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Eliminar
    2. alguém sabe qual e a nação nociva do vento sobre a terra

      Eliminar
  3. Eu gostei muito, pois eis o que eu estou estudando😇😇😇😇

    ResponderEliminar
  4. Eu gostei muito, pois eis o que eu estou estudando😇😇😇😇

    ResponderEliminar
  5. Eu gostei muito, pois eis o que eu estou estudando😇😇😇😇

    ResponderEliminar
  6. Eu gostei muito, pois eis o que eu estou estudando😇😇😇😇

    ResponderEliminar
  7. E muito bom eu escrevi muito e ruim de mais

    ResponderEliminar
  8. Queria Ação Doa Ventos Não isso 🤦‍♂️🤦‍♂️🤦‍♂️

    ResponderEliminar